Notes |
- Após seu falecimento, sua esposa, conhecida como "Luísa Voges", assumiu os negócios da família com a ajuda de seu filho Gustavo Adolfo. Com a morte deste, por naufrágio, vendeu as embarcações para Adolfo Diehl.
Inventário de Jacó, feito em Osório, em 1884: autos 216, maço 7, estante 159. Arquivo Público do Rio Grande do Sul.
Bens móveis: um alambique velho, um forno de cobre pequeno, um monte de engenho de moer, cento e vinte sacos com farinha de mandioca, doze pipas para aguardente, dez arrobas de açucar, uma cômoda, uma mesa grande, uma dita pequena, uma dúzia de cadeiras de palhinha, um carro forrado, uma marquesa, uma dita, um espelho de parede, um armário usado, os restos existentews de uma casa de negócio (extinta). Valor total: um conto e trezentos e setenta e oito mil réis.
Bens semoventes: dois bois mansos, duas vacas mansas, duas novilhas, uma besta mansa, um cavalo manso. Valor total: cento e setenta e oito mil réis.
Escravos: Adão, 35 anos, número na matricula geral, 3.395, liberto em ! de setembro do corrente ano (1884), com a condição de prestar serviço pelo espaço de cinco anos, avaliado em 400$000; os serviços da escrava Feliciana, 33 anos, matrícula número 264, liberta em 08.10.1884, com a condição de prestar serviço por cinco anos, avaliada em 400$000.
Bens de raiz: oitenta e quatro metros de terras de matos e capoeiras, limitando ao norte com Criatiano Villermann e ao sul, com Pedro Esling, avaliadas em 840#000; duzentos e vinte metros de terra e matos no dito, que confrontam pelo norte, com Miguel Ville (?) e pelo sul, com Carlos Frederico Voges, avaliadas em 2.640#000; uma moradia junto a casa de negócios, avaliada em 500#000; um armazém (de telhas) para pipas, 350#000; uma casa com casinha, 300#000; uma casa de engenho coberta de palhas, 64#000; duzentos e vinte metros de matos, que fazem frente ao rio denominado de Tráz, fazendo fundos com a chapada de morros, externando por um lado com terras de Maria Luiza Bittencourt e pelo lado de cima, com terras de Felipina Jacob, 330#000; uma casa de engenho coberta de telhas, 100#000.
Dívidas documentadas: no inventário consta extensa lista de devedores, perfazendo um total de créditos, da herança, de 12.667.883#000.
|